quinta-feira, 24 de junho de 2010

Dia 23/06 - CAT Mariana MG - AGTURB Mariana reune com Sec.Cultura e Turismo, e Segurança Pública

Ocorreu no dia 24 às 09:00h,reunião como Sec.de Cultura e Turismo, Sec. de Segurança Publica,Diretor de Relações Pública da AGTURB Mariana, e o presidente da AGTURB.
Ainda aguardando o relatório do secretário de cultura e turismo. Para conhecimento: De: AGTURB Mariana MG Para: Câmara Municipal de Mariana a/c: Comissão de Sindicância da casa AGTURB Subseção Mariana MG, vem solicitar junto a Câmara Municipal de Mariana, para fins de requerimento de uma sindicância na Secretaria de Cultura e Turismo de Mariana, devido a várias atividades irregulares que vem acontecendo, como: Falta de integração com o trade turístico da cidade (principalmente a AGTURB) onde tornou-se a sala de informação de turística no terminal turístico sem estrutura de material de divulgação, além de hotéis e pousadas da cidade; contratação de 22 monitores de turismo, sendo alguns guia de turismo credenciados pelo Cadastur, e a maioria sem qualificação se quer para estar no programa, uma vez que não preenchem os quesitos (estará atuando na atividade de guiar turistas, isso quando foi criado o programa em 2004, que hoje já deveriam estar todos já formados e credenciado pelo Cadastur, 2º Grau completo ou está matriculado em escola 2º ou 3º ano do 2º Grau, para fazer futuro curso de guia de turismo, não ter contra si nada que desabona a sua contra, etc.), além de nenhuma atividade que justifica tal programa, uma vez que as pessoas que estão participando não ter nenhum compromisso com a prefeitura de Mariana. Lembramos que foram contratados e estão recebendo do programa pessoas que são vendedores de pedras preciosas, que estão fazendo concorrência desleal aos comerciantes da cidade. O assunto foi levado ao COMTUR da cidade, mas o secretário de cultura e turismo resolveu por pressão e medo de ser agredidos pelos monitores e resolveu reunir com eles, sem o conhecimento da AGTURB Mariana e recontratou a todos, colocando a qualidade de nosso receptivo aos turistas em risco. Atesto ainda que o programa feri a Legislação Municipal de 2004 quando foi criado, e principalmente passa por cima da Lei 8623/93 do Ministério do Turismo, que trata do assunto Guia de Turismo. Lembrando que para o Programa Monitour tornar lega, os monitores que não são guias de turismo (Cadastur) devem trabalhar fixo em determinado atrativo, sem poder circular acompanhando turistas ou visitantes entre um atrativo e outro, que isso é atividade do Guia de Turismo em dia com seu deveres. Anexo cópia de documento entregue ao Ministério Público de Mariana Mariana, 27 de Fevereiro de 20115. Att Luiz Otávio – AGTURB Mariana MG CNPJ:

AGTURB pede para falar com a Comissão de Turismo à Câmara de Vereadores de Mariana MG

De: Relações públicas da AGTURB Sub Seção Mariana
Para: Comissão de Turismo – Câmara Municipal de Mariana MG



Srs Vereadores, solicito especial gentileza em agendar uma reunião com a comissão de Turismo, Cultura e Patrimônio desta Câmara para tratarmos de assuntos pertinentes ao desenvolvimento da cidade que envolvem diretamente a Associação de Guias de Turismo de Mariana. Na ocasião apresentaremos nossa contribuição para o melhor desenvolvimento deste segmento tão importante para o desenvolvimento de nossa cidade, aproveitando ensejo para conhecer os planos destas pastas da atual gestão administrativa e legislativa. Salientamos a importância de convidar também os Secretários de Turismo e Cultura bem como o de Desenvolvimento Econômico da prefeitura, A Associação Comercial de Mariana ACIAM, Mariana Tur e Representante do Instituto Estrada Real e demais setores do turismo marianense para que juntos possamos num clima de animosidade e interesse coletivo caminhar em prol de um turismo mais consistente e mais rentável à nossa cidade.

A data, local e a hora da reunião ficarão a critério de vossa excelência devendo ser comunicada em um período mínimo de 48 horas em resposta a este ofício.

Certo de ser atendido, antecipo agradecimentos.

Geraldo Zuzu
Diretor de Relações Públicas da AGTURB- Mariana

Luiz Otávio da Trindade
Presidente da AGTURB- Mariana